quinta-feira, 15 de julho de 2010

OFF - Campanha Jogo Justo e Imposto Justo Para Videogames




No dia 14 de Julho de 2010, Lapa, meio dia e meia, escola de artes visuais, ocorreu uma coletiva de imprensa com o Deputado Luis Carlos Bussato, o representante da Uz Games Marcos Kalil, o representante da NC Games além do Moacyr, atual líder da causa que tenta diminuir os impostos sobre os games no Brasil e é sobre tudo isso que nós vamos falar.

A coletiva teve como ponto principal a seguinte frase: ‘O Brasil tem potencial humano para um mercado de games promissor’. O maior problema que temos atualmente em relação ao preço dos jogos no Brasil é que o mesmo é tratado como brinquedo e não como software, e a carga tributária de brinquedos é muito alta, graças a isso caros gamers, o preço dos jogos no Brasil é absurdamente alto, aumentando a força da pirataria e tantos outros meios de adquirir um jogo original, lacrado, com caixa, manual e tudo que há de bom! A idéia do projeto é fazer com que a lei que reduz a carga tributária para jogos de PC seja estendida até jogos de console.

Será que dá certo?

Já deu certo. No México a idéia deu tão certa que a redução de impostos fez com que o mercado estrangeiro abrisse os olhos para eles, mesmo sendo um país onde a pirataria é 10 vezes maior do que no Brasil, então não tem desculpa, se nosso governo aplicar essas idéias terá sucesso garantido. Muitas empresas têm vindo para a América Latina, pois os EUA, devido à crise mundial, não dão conta de sustentar o volume de consumo que eles esperam, logo, Brasil e México são ótimos atrativos para as grandes distribuidoras.

Como é hoje?

Atualmente a nossa carga tributária para os jogos de console pode comparada a de armas ou de perfumes, de tão absurda que está. Cerca de 80% do valor do jogo é composto por impostos, mais os custos dos processos que estão envolvidos. Os nossos representantes políticos são ignorantes não só em questão a causa, mas também em questão ao nosso mercado de games como um todo. O nosso mercado está sendo levado atualmente por verdadeiros heróis que vão levando pela paixão que tem aos games, em parte isso é bom, mas só essa paixão não vai nos levar adiante. A visão que os países tem a nosso respeito ainda é muito primitiva, achando que aqui é um lugar qualquer sem nenhum potencial.



Então. Qual o plano?

Primeiramente o Deputado que agora sabe sobre toda a causa e se interessou muito, vai marcar uma reunião em torno de novembro com o Secretário da Fazenda, para que não seja necessário todo um projeto de lei, afinal a idéia é só ampliar um projeto já existente. Com a aprovação o Deputado vai propor uma mudança na classificação dos jogos de console, em vez de tratá-los como brinquedos, tratá-los como software. Com isso alguns impostos devem ter uma mudança:

- Imposto sobre importação. De 16% para 5%
- Isenção de IPI por uns 3 anos(afim de incentivar a vinda das empresas)
- ICMS. De 18% para 7%

A idéia a sensibilizar o Secretário da Fazenda, assim as coisas poderão andar mais rápido, sem a necessidade de um novo projeto de lei específico para os jogos de consoles.

Com todas essas medidas um jogo de Wii custaria apenas R$ 79,00!!

 O caso 'Pro Evolution Soccer'
Na parte final da coletiva o representante da Uz Games compartilhou conosco uma ótima experiência que teve quando conseguiu fazer uma promoção que abaixou o prçeo do jogo 'Pro Evolution Soccer' em sua última versão, para 99 reais, isso gerou um aumento tão grande nas vendas que a propria distribuidora 'Konami' se assustou com o potencial que temos


Ao final da coletiva os representantes dos veículos de informação tiveram a oportunidade de fazer perguntas, que por sinal foram muito construtivas quanto ao assunto. Lá vão as mais importantes:


- Haverá outras medidas após alcançarmos esse primeiro objetivo de diminuir os impostos?

R: Sim, temos muitas idéias, mas vamos com um passo de cada vez (Moacyr)


- O que você acha a respeito da campanha ‘Imposto Justo’, que medidas dela podem ser aproveitadas? (Mário Toledo)

R: Não vale a pena existir duas campanhas com vontades tão semelhantes, separadas. Tive uma reunião com a Tambor e vamos decidimos juntar as duas campanhas, em prol de algo maior. (Moacyr)


- A distribuição digital legalizada também seria uma opção para melhorar a acessibilidade aos jogos no Brasil? (Silas ‘Silver’ Vergilio)

R: A distribuição digital e a campanha podem e sempre vão andar juntas, pois a internet é uma coisa que sempre vai servir como meio de divulgação, nunca vamos nem devemos impedir isso. (Representante de Nc Games)



É isso ae gente, enquanto hoje nossa participação no mercado mundial de jogos eletrônicos é de 0,5% com essa campanha poderemos chegar até 15%. A previsão de aumento nas vendas será de no mínimo 8 vezes mais do que é hoje. Por enquanto vamos apoiar a campanha IMPOSTO JUSTO PARA VIDEOGAMES. Até o dia 18 de Julho, a N Party estará no Anime Friends recolhendo assinaturas. Venha você também fazer parte desse capítulo da história dos games no Brasil.

Agora confira na íntegra, parte dessa coletiva.




Originalmente postado: N Party
Venha fazer parte dessa União. Acesse, http://www.jogojusto.com.br/
[Nós da NDS/3DS Unlimited estamos junto dessa campanha]..

Nenhum comentário:

Postar um comentário