"Em ano de Copa, FIFA 11 promete uma goleada!"
A franquia de futebol da Electronic Arts sempre foi celebrada pelo realismo, tanto na física de jogo quanto nos gráficos — recriando em mínimos detalhes feições e texturas. E a produtora parece empenhada em não deixar essa peteca cair para a edição de 2011: demonstrações recentes sugerem um realismo ímpar mesmo para os padrões da série, com um foco mais acentuado na personalidade dos jogadores, bem como mecânicas mais equilibradas.
A chave para isso? O caminho das pedras que diversas produtoras já aprenderam: “vamos escutar os fãs da série”. Para criar um verdadeiro salto qualitativo para a edição 11 de FIFA, a EA Canadá empenhou-se em ouvir sugestões e reclamações da imensa comunidade de jogadores —, garantindo assim simultaneamente sucesso comercial e de crítica.
Jogadores de carne, ossos e pixels
Uma das melhorias mais notáveis que a EA vem alardeando em relação a FIFA 11 diz respeito à nova injeção de realismo e personalidade nos modelos dos jogadores. A diretiva principal aqui parece ser: se cada jogador possui um visual particular, um estilo próprio e, por fim, uma forma única de se portar em campo, vamos fazer com que isso se reflita nos video games.
A reforma nos visuais talvez não seja assim tão evidente para um fã mais casual da franquia. Mas existem melhorias, sem dúvida. Melhorias que saltam à vista assim que se comparam as edições (2010 e 11). Basicamente, os jogadores trazem agora visuais mais atléticos, com ombros mais pronunciados e pernas com musculatura mais condizente.
Em termos mais práticos, essa melhoria de tratamento passa pelos arquétipos criados para a edição. Existem agora quatro tipos principais de corpo: baixo, mediano, alto e especial — este último para retratar sujeitos como o pitoresco Peter Crouches. Também há três subcategorias para cada tipo de corpo: magro, regular e volumoso.
A fim de conferir um toque a mais na criação do, digamos, “avatar digital” do jogador, a equipe de produção de FIFA 11 avaliou mais de 30 atributos para cada um, incluindo ainda um número similar de características pessoais — como a habilidade para passes longos, passes especializados e por aí vai. Segundo os produtores, a ideia é fazer com que os jogadores em pixels se comportem e joguem como suas contrapartes de carne e osso.
Dribles e comemorações personalizadas
Alguns jogadores mantém a bola próxima dos pés, e correm em passos curtos. Outros driblam com chutes e passadas mais longas. A EA sabe disso, e pretende acrescentar também essas dimensões a fim de produzir jogadores em pixels mais convincentes. No mais, craques como Ronaldinho Gaucho e Lionel Messi ainda trarão para os video games seus dribles mais conhecidos.
Inteligência Artificial evoluída
Outra chave para tornar o realismo de FIFA 11 mais pronunciado é o chamado “work rate”. Basicamente, a EA foi capaz de emular com mais fidelidade o comportamento dos jogadores controlados pelo computador. Dessa forma, se o jogador vai na bola assim que a oportunidade aparece, ou se espera mais um pouco. Enfim, conhecendo o estilo dos seus jogadores, fica muito mais fácil traçar uma tática, não?
Reformulando os “passes pingue-pongue”
Em virtude das reclamações da comunidade de jogadores, a EA revolveu reformular os chamados “passes pingue-pongue”. Para evitar situações como aquelas em que uma bola era tocada e retocada até desembocar na área adversária — em poucos segundos —, o passe foi reformulado, e se chama agora “pro passing” (passe profissional).
A ideia é fazer valer as habilidades dos jogadores, demandando análises mais cuidadosas da distância do passe e da situação do jogador. Cada passe conta agora com o que a EA chamou de “força ideal do chute”. Se você souber avaliar bem a distância, o passe chegará perfeitamente nos pés do outro jogador. Do contrário, o passe pode sair lento, ou ainda fazer com que o receptor tenha que sair correndo atrás da bola.
Além disso...
No mais, a EA promete ainda um tratamento especial para os goleiros — particularmente, em relação à inércia destes —, escanteios menos previsíveis e (quem diria?) a inclusão dos toques de mão.
Mas, e além de FIFA 11? Pois é, apesar de FIFA 11 estar atualmente cerca de 50% completo, parece que a EA já anda pensando em FIFA 12. O diretor criativo Gary Peterson afirmou que, de fato já existe um “pequeno grupo” trabalhando no título. Enfim, tanto para FIFA 11 quanto para FIFA 12, fique ligado no Baixaki Jogos para mais novidades.
FIFA 11 tem lançamento previsto para o mês de outubro.
FONTE: Baixaki Jogos, feito por Carlos Eduardo Dias Ferreira. Postado por EduardoKing -- eduardoking@live.jp




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