sábado, 30 de outubro de 2010

[+OFF] - Linha do Tempo: Bomberman - Pt. 1 - Super Bomberman e Menções Honrosas

Depois de tanto tempo, achei que esse quadro fosse fossílizado. Hoje, voltamos a falar de todos os Super Bomberman do SNES, e o fracasso do tal Bomberman 64, em um novo formato.

-> MENÇÕES HONROSAS: Bomberman I e Bomberman II
Os primeiros jogos da Hudson, e fase de "ouro" da franquia nos consoles antigos (NES).



*1983 - Bomberman INome Completo: "Bomberman" (Em inglês e em Japonês), "Don Pepe Y Los Globos" (Español)
Desenvolvedora: Hudson Soft
Distribuidora:
Hudson Soft
Plataforma:
MSX, ZX Spectrum, NEC PC-6001, NEC PC-8001, PC Engine, Sharp MZ-700, FM-7, Nintendo Entertainment System (NES, foi lançado apenas em 1987), FDS e Game Bot Advance (Remakado, 2004)

História:
"Bomberman dá-se início com o personagem principal, que é um robô operário de uma fábrica de bombas, ele é um dos melhores operários que está sendo forçado a trabalhar. Cansado de trabalhar contra sua vontade, ele aproveita um boato que ele escutou, que se conseguisse fugir da tal fabrica, teria um desejo. Esse desejo, seria o de se tornar um Homem-Bomba (Não os do Iraque).

Os vários seguranças da fabrica tentam impedir que você, como sendo o robô, crie a sua fuga da Fábrica. Você deve passar por puzzles e labirintos, usando bombas para destruir os seus inimigos."

Bom, está mais do que claro que Bomberman começou como um jogo aparentemente ruim, sem muita expectativa, parace que a Hudson Soft não via muitos futuros para o jogo. Bomberman I tem uma menção honrosa aqui no nosso quadro, pois o jogo era muito diferente do que vemos hoje, com excessão do modo de jogo, até alguns dos personagens eram diferentes, como o Bomberman Negro, e até o proprio Bomberman, que tem esse aspecto meio azulado. Não cheguei a pegar a época do NES, mas falando com um professor (Víciado em Games) meu sobre o assunto, descobri que o jogo, era muito parecido com os de hoje, e foi fundamental para que a franquia deslanchasse no sucesso, e ser reconhecido como um classico, logo após o Super Bomberman (SNES). A Nintendo havia insistido para que a franquia tivesse o selo dourado de qualidade. Não vou tirar conclusões sobre gráficos e jogabilidade, pois, como eu disse, infelizmente não joguei e nem tive um NES/Famicon (T_T).
---




*1991/1992 - Bomberman II
Nome Original:
"Bomberman II" (Em inglês e em Japonês), "Don Pepe Y Los Globos II" (Español)
Desenvolvedora:
Hudson Soft
Distribuidora:
Hudson Soft
Plataforma:
NES/Famicon (1992) e Game Boy Advance (Remakado, 2005)

História:
"Nesse jogo, o Black Bomberman (Bomberman Negro) rouba um banco, disfarçado de White Bomberman, para quem no final, sobra toda a culpa do crime. Você deve tentar limpar o White Bomberman dessa acusação, e colocar o Black Bomberman na cadeia, onde é o lugar dele."

A Hudson viu que o Bomberman I deu certo, e resolveu dar uma continuação. Também lançado para o NES/Famicon, o Bomberman II foi título de aplausos, com uma história e gráficos melhorados, e uma jogabilidade que fazia jus ao jogo, e uma diversão sem igual. Novamente vemos o selo de qualidade da Nintendo. O jogo Bomberman I deu tão certo, que a Hudson resolveu apostar todas as suas fichas em um novo estílo para o personagem e numa nova história. E foi um sucesso. Mais uma vez, justifico que não tive um NES (T_T[2]).
---

-> SUPER BOMBERMAN: O sucesso e as notas altas
Mantendo a nostalgia dos antigos Bomberman I e Bomberman II, a Hudson soube fazer todas mudanças. Um exemplo, foi o personagem principal (White Bomberman) e o secundário (Black Bomberman) que ambos fizeram uma transformação definitiva. O resultado, foi uma das maiores franquias de jogos da história do Bomberman.



*1993 - Super Bomberman
Nome Original:
"Super Bomberman" (Em Inglês e em Japonês)
Desenvolvedora:
Hudson Soft
Distribuidora:
Hudson Soft (Exceto Australia), Mattel (Apenas Australia)
Plataforma:
Super Nintendo Entertainment System (SNES, 1993), Celulares (1993)

História:
"Ao norte da cidade de Bomberman, chamada Cidade da Paz, situada na moderna metrópole de Diamond City, o mal chamado carater Diamond e sua corte junto com o cientista Dr. Mok, designaram um grupo de robôs com capacidades ofensivas e com a intenção de roubar de Bomberman sua avançada capacidade de combate e o seu poderio ofensivo. Diamond criou um falso Bomberman para ir à Cidade da Paz e sequestrar o verdadeiro Bomberman. Percebendo a situação, o Bomberman Negro (Black Bomberman) prepara-se para enfrentar sozinho o falso Bomberman, porém acaba sendo derrotado e tendo seu castelo tomado. Contudo, Bomberman Negro escapa e consegue refúgio junto ao Bomberman Branco (White Bomberman) e avisa-o do perigo que está acontecendo. Logo após a onda dos robôs inimigos começarem a avançar em direção a Cidade da Paz, os dois heróis devem juntar forças para vencer este mal."

Ai está o nosso tão querido Bomberman conhecido. Por pouco não comprei todas as edições do Super Bomberman do SNES, porém, na minha jornada gamer, começei por ai. Assim como eu, grandes revistas daquela época, deram nota maxima para esse jogo. Mais uma vez, a Hudson aposta na sorte, e muda definitivamente o personagem, tendo agora, gráficos e história melhorada. É visivel que seja um dos maiores games da franquia. O SNES trazia um poderio gráfico muito poderoso para a época, podendo ter até as pequenas ilusões 3D, porém, esse jogo não tinha. A Hudson soube sim usar grande parte desse poderio gráfico nesse jogo. Não houveram grandes mudanças quando a jogabilidade, apenas que a resolução no SNES, era um pouco maior do que no NES, podendo fazer um tabuleiro e puzzles um pouco melhor.



O jogo foi tão bom que merece um pequeno Screenshot aqui!..
---

Base de Dados:
Wikipédia em Português, Wikipédia em Inglês.

[+OFF] - Linha do Tempo: Bomberman - Introdução
-> http://nds-unlimited.blogspot.com/2010/09/linha-do-tempo-bomberman-introducao.html

Eu acho melhor terminarmos por aqui hoje. Aguardem a segunda parte.

AT+

Nenhum comentário:

Postar um comentário