segunda-feira, 14 de junho de 2010

PRÉVIA: Nintendo na E3 2010

Da Nintendo World, por Luis Martins Andion
O Grande Mistério

A BigN é especialista em nos surpreender com uma carta muito bem escondida na manga, e é por isso que o tal Wii Hi-Fi parece "suspeito". Nenhum segredo dessa dimensão já vazou de suas mãos antes.
Porém, acreditamos sim que o sucessor real será mostrado na conferência, e o promissor 3DS concorre em paralelo.



A Nintendo deve SIM investir em uma rede mais elaborada, senão estaria indo contra a maré. Ela pode investir pesado em uma comunidade online, mas não seria a cara da empresa. A casa do Mario é especialista em inovar.

Assim como ninguém conseguiria prever os ousados controles do Wii, nós podemos fazer vários tiros no escuro aqui com chances mínimas de acerto. Por isso é mais apropriado comentar o que não será a surpresa.

Por exemplo, não conte com o tal Zelda futurista. A Nintendo de hoje está cada vez mais tradicional. Metroid: Other M voltou as suas raízes de exploração em sidescroll, assim como Mario ao mesmo tempo que viaja pelas galáxias, também pulou por Mushroom Kingdom, tornando New Super Mario Bros. Wii o Super Mario World de várias infâncias.


Não conte também em mudanças grandes no hardware do Wii, principalmente acessórios como HD externo. A Nintendo tem uma filosofia de vender separadamente apenas acessórios físicos que ampliem a jogabilidade istantaneamente. Foi assim desde o Rumble do 64, e vemos que ela ainda continua, com Balance Boards, Motion Plus e Vitality Sensors no Wii.

Uma coisa é certa: suas duas rivais fizeram anúncios estrondosos ano passado, nesta semana vão apenas desenvolver seus planos para nós. Agora é a chance da Nintendo fazer um anúncio tão estrondoso quanto, tirar um Ás da manga e roubar o show com uma grande novidade enquanto os concorrentes não tem nada além de explicações a fazer.

Perdidos em 3DS

O Nintendo DS vendeu mais do que a própria Nintendo imaginava. A interface era simples e o preço acessível, mas a placa gráfica MUITO abaixo do concorrente direto. Nada que um pouco de inovação como tela sensível a toque e microfone imbutido não poderia compensar. Inovações essas que permitiram o primeiro grande hit do portátil vender milhões, Nintendogs, o simulador de filhotes de cães.

A Nintendo cria mundos mágicos em seus jogos, e ela sabe disso. Por tanto, tenta fazer com que o jogador se sinta cada vez mais dentro deles desde 1995, com a experiência não sucedida Virtual Boy. Mas Nintendogs foi o primeiro indício de que estavam no caminho certo. Alguns anos depois, recebemos o Nintendo Wii, onde nossas mãos regiam a aventura, o que logo se tornou um tendência de mercado para disputarem, como veremos nas coferências dos próximos dias.

A única grande aposta pré anunciada é o 3DS, do qual não sabemos nada além de rumores e o nome (ou seria codinome?) auto-explicativo. Agora não só podemos ver e tocar nos mundos criados, como lhes vão dar uma nova perspectiva real para nos perdermos de vez. A imagem a seguir não é oficial, mas alguns afirmam que este será o visual do aparelho:



Eu só peço um Mario Galaxy 3D!

O Metroid, o Zelda e o sabe-se lá quem

Este semestre deve ter sido o melhor da história do Wii. Prince of Persia: The Forgotten Sands, Sin and Punishment, Red Steel 2, Cave Story, Monster Hunter 3 e Super Mario Galaxy 2, são alguns dos títulos mais bem avaliados do console. Será que ainda há munição para esta E3? Alguns diriam que o novo Legend of Zelda e Metroid: Other M já responderiam a pergunta, mas vamos fazer uma pequena lista:

- Dragon Quest IX


O que acontece quando se junta a franquia que mais vende no Japão com o portátil que mais vendeu no mundo? Impressão de dinheiro.

Dragon Quest IX segue todo o tradicionalismo que a série sempre teve, modificando apenas um aspecto: seus personagens são totalmente personalizáveis. O visual é uma mescla da visão aérea dos remakes que o DS já recebeu com o 3D magnífico de seu antecessor, o viciante Dragon Quest VIII. Mais um RPG japonês de peso para o Dual Screen.


- The Conduit 2


Nós noticiamos mais cedo que The Grinder marcaria presença na E3. The Conduit 2 é outro FPS também feito pela High Voltage a estar na feira. O primeiro game dividiu opiniões, alguns o acharam muito genérico e linear para ser divertido, outros apreciaram os controles perfeitos (que já viraram referência no console) e o mata-mata multiplayer. Vímos pouquíssimo sobre sua continuação, mas gostamos muito, principalmente da promessa de um enredo a single player mais desenvolvidos.

- Metroid: Other M

Junto de New Super Mario Bros. Wii e Super Mario Galaxy 2, Metroid: Other M foi a "carta na manga" do ano passado, principalmente pelo fato do jogo inusitadamente estar sendo desenvolvido em parceria com a Team Ninja, criadora de Dead or Alive e o violento Ninja Gaiden. Cada game Metroid que saí nos consoles de mesa inovam em algum aspecto. Metroid original criou o gênero de exploração em sidescroll, Super Metroid o lapidou à perfeição. A saga Metroid Prime pegou a exploração e a colocou dentro de mais um novo gênero, o FPA (aventura em primeira pessoa). O que Other M nos trará? Ainda não sabemos ao certo.

O que sabemos é que o lançamento está marcado para Agosto, que seu enredo vai nos trazer detalhes sobre o passado da mercenária Samus Aran e a base da jogabilidade: você segura o controle de lado, como se fosse de NES. Ao atirar deste modo, o inimigo mais próximo sempre será o alvo, mas a qualquer momento pode se apontar para a tela e mirar manualmente, com sua visuão mudando para dentro do capacete.
Muitos detalhes vão ser mostrados, e você pode conferi-los aqui!

- Novo Legend of Zelda

Enquanto sabe-se pouco sobre Other M, sobre o novo Zelda só sabemos daquela famosa imagem conceitual que com certeza todos aqui já estamos cansados de ver e a informação de que o game usará do Motion Plus.

Então nos sobra rumores para comentar, e dos rumores, apenas um vale a pena ser citado: Na imagem, Link não segura uma espada em suas mãos e uma garota azul bem estranha está em sua frente. O que o rumor diz e nos parece um tanto óbvio é que a garota seja a personificação da espada, provavelmente da famosa Master Sword.

É a primeira vez que um game com praticamente nenhuma informação tem hype o suficiente para ser o carro-chefe de uma apresentação.

- Super Scribblenauts


A grande surpresa de 2009 foi um curioso jogo com uma mecânica inovadora: substantivos escritos numa pequena tela se tornam realidade no mundo do garoto Maxwell.

Mas na prática, o game simplesmente não funcionava. Os controles eram ambiciosos demais, e acabavam impedindo o jogador de fazer as mais simples ações, de andar por aí a montar em um grifo.


Super Scribblenauts merece estar nesta lista porque este único problema que o impedia de estar no auge dos games do console foi consertado: agora você o controlará pelos botões. Não o bastante, agora se pode usar mais de 10.000 adjetivos para suas criações! Confira nossa prévia para mais detalhes.

- O Coringa


Metroid: Other M está para ser lançado, e Zelda vai ser descascado par nós. Sendo assim, a Nintendo precisa de um novo game (ou quem sabe console?) para prender a atenção. Não temos um Star Fox ou F-Zero no Wii ainda, enquanto boatos da ressurreição da franquia Kid Icarus estão pelo ar desde que ele se tornou um personagem jogável em Super Smash Bros.

Miyamoto já afirmou algumas vezes que um novo Pikmin está em produção, e não temos nenhum game do Mario pelo qual esperar.

O que importa é que todas são franquias excelentes, e a qualidade dos jogos first-party andam tão boa que qualquer um destes títulos me deixaria feliz. É esperar para ver!


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