Anunciado em 13 de novembro de 2003, o Nintendo DS foi visto por público e crítica como sucessor do popular Game Boy Advance. A Nintendo fez questão de realçar que se tratava de um lançamento único, para um segmento diferente, feito para coexistir com o outro portátil e o console GameCube.
O DS chamou a atenção justamente por ter duas telas em vez de uma, sendo que a tela inferior é sensível a toque, como nos PDAs. O aparelho não ignorou o grande acervo do GBA e revelou uma entrada adicional para cartuchos do antigo portátil e incorporou outros extras, como microfone, som estéreo e conexão wi-fi. O design foi inspirado no formato dobrável do Game Boy Advance SP para proteção das telas e menor consumo de energia com o modo sleep.
Com o novo portátil, a gigante japonesa dava o primeiro passo na estratégia para ampliar o público dos videogames, focando nos chamados jogadores casuais. Embora o plano tenha ficado mais evidente com o Wii, é fácil notar que o DS foi concebido para outros públicos além dos habituais consumidores de games.
Campanhas publicitárias, por exemplo, foram voltadas para mulheres e estreladas por atrizes como Nicole Kidman, Olivia Newton-John e Liv Tyler, assim como as cantoras Carrie Underwood e Beyoncé, sobre jogos com propostas inovadoras como "Nintendogs", sobre cuidados com cães de estimação, e a coletânea de puzzles "Brain Age" - um dos títulos mais vendidos da plataforma.
O DS foi lançado dia 21 de novembro de 2004 nos EUA, primeira vez que um console da Nintendo chegou ao ocidente antes do Japão. O aparelho fez sucesso e vendeu quase 3 milhões de unidades no mundo até o fim do ano. Hoje, somando todas as diferentes versões do aparelho o DS tem a marca de 125 milhões de unidades no mundo.
Fonte: http://jogos.uol.com.br/infograficos/tabela-nintendo-ds/
Nenhum comentário:
Postar um comentário